Túnel de Matilde: Curiosidades

Compartilhe com seus amigos!

O Túnel Encantado, mais conhecido com Túnel de Matilde, foi construído no inicio do século XX pelos espanhóis para desviar o fluxo da água do córrego formado pelo Rio Novo de Matilde que passava por cima da linha férrea.

 

Hoje o local virou ponto turístico que recebe muitos visitantes aventureiros que vão a Matilde em busca de emoção e que tomam a descida do túnel como um desafio.

 

E não há motivos para deixar de se aventurar no lugar.  A descida pode levar cerca de 20 minutos, mas para que a experiência aconteça somente com muita adrenalina, separamos algumas dicas:

 

1. Cuidado com os degraus.

 

O túnel de Matilde tem, ao todo, 65 degraus. E estes degraus são altos para uma pessoa de estatura mediana e perigosa para crianças e idosos.

Além disso, há um fluxo constante de água e a irregularidade do piso pode causar tropeços. Ou seja, é necessário ter atenção ao se fazer a travessia, pois o túnel também tem pouca luz.

 

 

2. Leve uma lanterna.

 

Mais perigoso que a altura dos degraus é a escuridão, durante a maior parte da travessia. Não é recomendado entrar no túnel sem lanterna ou outro aparelho que ilumine a descida.

 

 

3. Use tênis.

 

Sandálias são escorregadias e não dão firmeza ou segurança. É aconselhável usar tênis, sapatos fechados pois são mais seguros. Nunca desça descalço.

 

 

4. Não esteja alcoolizado.

 

Esporte radical não combina com álcool e realizar essa mistura pode ser perigoso. Bebida alcoólica prejudica a coordenação motora do individuo e retira toda a sua atenção, duas sensações muito necessárias para a realização do trajeto.

 

Agora que você ficou esperto e irá seguir todas as dicas, agende uma data e venha realizar mais esta aventura, dentre tantas outras que Alfredo Chaves disponibiliza para você.

Mapa

 

E você, já desceu o Túnel? gostou, deixe seu comentário!

 

 

Com informações: Prefeitura de Alfredo Chaves


Compartilhe com seus amigos!

7 Responses

  1. Ralph Ronny
    | Responder

    Emocionante, pura adrenalina, medo, desconfiança e superação.
    No começo aos descer três degraus pensei em voltar, mas com o incentivo dos colegas fui até o final. A subia é mais fácil. Foi um ótimo passeio.

  2. Rony Amaral
    | Responder

    Trata-se de uma experiência inenarrável, só estando lá para perceber quão maravilhoso é descer e subir a escadaria… passeio imperdível, pura adrenalina!

    • Solange Dos Santos Oliveira
      | Responder

      Desci nesse fds. Adrenalina pura. Logo na descida , pensei em voltar. Mas via q se outros desceram eu tbm conseguiria.
      Em alguns trechos desci sentada, me senti mais segura e ao mesmo tempo tinha medo de q as águas me empurrassem.
      Sofri 2 infartos há 5 anos….
      Depois dessa “injeção de adrenalina”, vi q nunca mais esse coração pára kkkk
      Na entra da trilha p o túnel, tem uma placa: TUNEL DO TEMPO… do tempo q eu tinha idade, do tempo q eu tinha pernas, do tempo q eu tinha fôlego….
      Tô andando igual Robocop. Pernas duras a partir do quadril, mas valeu p contar a história.
      Me chamo Sol, tenho 54 anos…

  3. Jackson A. Mayrink
    | Responder

    Incrível obra de engenharia, em perfeito estado de conservação! Lindas paisagens no entorno. Ótimas opções de lazer para a família a custos muito acessíveis.

  4. Regina
    | Responder

    Desci o túnel hoje com um grupo é foi uma experiência maravilhosa, fui com sapato fechado de plástico e me molhei da cintura p baixo, amei a descida, super recomendo!

    • Rony Amaral
      | Responder

      Trata-se de uma experiência inenarrável, só estando lá para perceber quão maravilhoso é descer e subir a escadaria… passeio imperdível, pura adrenalina!

  5. Regina
    | Responder

    Desci o túnel hoje com um grupo é foi uma experiência maravilhosa, fui com sapato fechado de plástico e me molhei da cintura p baixo, amei a descida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 5 =