» » Tecnotruta – Atrativos Turísticos

Tecnotruta – Atrativos Turísticos

A Toca da Truta é pioneira na criação de trutas no Espírito Santo.

A Toca da Truta é pioneira na criação de trutas no Espírito Santo.
Está entre as maiores truticulturas do país, localizada na Fazenda Pico da Bandeira, em Ibitirama, a 1.100m de altitude, numa área cercada pela Mata Atlântica, com capacidade de produção de 120 ton/ano.

Além de estar localizado em uma região de lindos horizontes, o Restaurante Toca da Truta com pratos variados e excelente culinária desperta elogios entre os clientes.

RECEITAS

A truta é considerada um peixe nobre, de sabor delicado e de excelentes qualidades nutricionais, além de constituir-se em ótima fonte de proteína de alto valor biológico, vitaminas e sais minerais, possui ?3 (Ômega 3: àcidos graxos presentes em maior quantidade nos peixes de águas frias. Este ácido tem ação vasodilatadora, prevenindo a agregação plaquetária que forma as placas responsáveis pela arteiosclerose). Previne o enfarto.

A maior parte dos médicos indica a ingestão de trutas por ser um alimento leve e de alto valor nutritivo.
Além de ser uma excelente fonte de proteínas, sais minerais e vitaminas, a truta é extremamente benéfica à saúde humana, pois sua carne contém alto teor de Ômega 3, um tipo de lipídio que auxilia na redução do colesterol e triglicerídeos. Portanto, o Ômega 3 é um importante coadjuvante no tratamento e na prevenção de doenças cardiovasculares, entre elas a artereosclerose, a angina de peito, o infarto do miocárdio e a hipertensão arterial.
Percebe-se também interessantes efeitos contra estados inflamatórios crônicos e cíclicos, como as doenças reumáticas, a artrite comum e a artrite reumatóide.
As gorduras de peixe, na alimentação ou em suplementos, ajudam a aliviar os sinais e sintomas de diversas doenças de pele, como o eczema e a psoríase.

Patê de Truta Defumada

– 2 trutas defumadas;
– Cebola picadinha, ervas finas (frescas ou secas);
– 4 colheres de sopa de azeite;
– 4 colheres de maionese (ou mais, se desejar uma consistência mais cremosa);
– Sal a gosto.

Preparo:

Retirar as peles e a a espinha das trutas. Amassar bem com o garfo; acrescentar os temperos misturar bem. Servir com torradinhas, saladas, sanduiches.

Trutas à moda.

Aqueça o filé de trutas, que já vem pré-cozido e temperado, no microondas e sirva com molho a gosto.

Sugestôes de Molho.

– Alcaparras;
– Amêndoas com cerejas;
– Molhos de erva finas;
– La Muniere;
– Cerejas;
– Maracuja.

Trutas ao forno com Amêndoas.

– 4 trutas;
– ½ xícara de amêndoas em fatias;
– 1 xícara de manteiga;
– 1 limão pequeno;
– 1 colher de sopa de “ervas finas” cortadas (salsa, cerefólio, estragão, cebolinha);
– Sal e pimenta de reino a gosto.

Preparo:

Lave as trutas e enxugue-as com papel absorvente. Tempere-as com sal, pimenta do reino e “ervas finas”. Coloque-as numa assadeira com ½ xícara de manteiga e salpique as amêndoas.
Esquente o forno e asse as trutas por 20 minutos, regando-as de vez em quando, com a manteiga da assadeira. Em uma caçarola, esquente o restante da manteiga, até que ela adquira cor dourada clara.
Coloque-a numa molheira e sirva, bem quente, à mesa, sobre as trutas.

Uma breve História

A truta arco-íris (Oncarhynchus nykiss), é um peixe da família salmonidae, originário do oeste da América do Norte. Foi introduzida no Brasil por volta de 1949 por iniciativa da Agricultura, pra provoar os rios das regiões serranas, pobres em ictiofauna NATIVA.
A truta encontrou nas frias corredeiras do nosso país o habitat perfeito para sua criação, e logo despertou um grande interesse por parte de criadores em realizar o seu cultivo comercial.

Manejo Reprodutivo da Truta Arco-Iris – (Oncorhyncgus mykiss)

A reprodução da truta arco-íris concentra-se no inverno, nos meses de maio a agosto, quando os dias são mais curtos e a temperatura da água é mais baixa (tº média de 10º C). Na natureza, as trutas sobem os rios em direção as nascentes para o acasalamento. Já em cativeiro, as trutas cehgam a maturidade sexual, mas como não têm todos os estímulos que teriam na natureza (ex: subir correntezas, construir ninhos entre as pedras, presença do parceiro, etc…), não conseguem expelir seus produtos sexuais (óvulos e sêmen). É preciso então a intervençao do homem para realizar a “Reprodução artificial”.

Lazarino Ricci, Ibitirama ", },

], options:{ draggable: false, }, events:{ click: function(marker, event, context){ var map = jQuery(this).gmap3("get"), infowindow = jQuery(this).gmap3({get:{name:"infowindow"}}); if (infowindow){ infowindow.open(map, marker); infowindow.setContent(context.data); } else { jQuery(this).gmap3({ infowindow:{ anchor:marker, options:{content: context.data} } }); } }, closeclick: function(){ var infowindow = jQuery(this).gmap3({get:{name:"infowindow"}}); if (infowindow){ infowindow.close(); } } } } }); } kad_build_gmap(); jQuery('.woocommerce-tabs ul.tabs li a' ).click( function() { jQuery('#map_address84').gmap3('destroy'); kad_build_gmap(); });

});

// ]]>

Rua Lazarino Ricci s/n Ibitirama – ES, 29540-000‎
(28) 3569-1119

A Toca da Truta é localizada dentro do Parque Nacional do Caparaó, na região do “Pico da Bandeira”
próximo à Ibitirama-ES com acesso pela BR-101 na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo.

Entrada Gratuita

Maiores informaçoes: tocadatruta.com.br

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe uma resposta

7 − 5 =