Rumo à Iracema e Iraceminha!

postado em: Cachoeiras Capixabas

Passeio à cachoeira de Iracema e Iraceminha em Alfredo Chaves, ES

 

Saímos de Vila Velha em busca de duas cachoeiras incríveis no interior do Distrito de Alfredo Chaves, traçando uma rota através da ES-146, que liga Alfredo Chaves à BR-262, passando por Matilde, onde existem placas indicativas pelo trecho. Seguindo os eucaliptos montanha a cima – que convenhamos, paisagem essa que torna o trecho admirável – no topo pegamos uma estrada a direita, descendo sempre até o destino final.

 

A principal trilha de acesso é interditada por um portão com uma placa do IBAMA para que automóveis não entrem no local. Seguimos o caminho a pé por uma trilha com uma ótima vegetação, com sombra durante quase todo o percurso, duas nascentes de águas cristalinas o que torna o passeio mais tranquilo e gratificante. Com 30 minutos de caminhada, chegamos numa bifurcação:

À esquerda, temos a Cachoeira de Iraceminha, sendo a mais alta das duas, espaço pra banho, e uma área grande para quem quiser apenas contemplar toda a natureza que é espetacular.

Cachoeira de Iraceminha

À direita, temos a Cachoeira de Iracema, que segue-se por uma trilha de mais 10 min de caminhada com obstáculos à frente, sendo uma ponte de madeira para travessia, que torna tudo mais emocionante. A Cachoeira tem uma área enorme com água no joelho, onde a criançada pode brincar a vontade. É um visual deslumbrante.

Cachoeira de Iracema

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=JaQWOV3Na7w

A Prefeitura de Alfredo Chaves não informa a altura exata das Cachoeiras.

 

Imagens / Texto: Jessica Entrin