» » Fotos da Reserva Biológica de Duas Bocas, em Cariacica

Fotos da Reserva Biológica de Duas Bocas, em Cariacica

História

A primeira represa de Duas Bocas foi inaugurada em 1894, usando águas do rio Pau Amarela, segundo o historiador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Clayton André. O pioneirismo do projeto chamou atenção do Governo do Estado, que anos mais tarde decidiu que fossem ampliadas as instalações ali existentes com objetivo de fornecer água não somente para Cariacica, mas também para outras regiões.

No mês de março de 1912, foram pagas as primeiras indenizações por desapropriação de terra na região de Duas Bocas. Ou seja, há cem anos foi dado o primeiro passo para a manutenção da cobertura florestal e, por consequência, da abundância de recursos hídricos na região. A obra de engenharia foi concluída em 1918 e permanece no local até hoje.

Entre 1945 e 1950, houve a construção de outra barragem, desta vez bem maior, para que o fornecimento de água para a população fosse ampliado. Este mesmo empreendimento ainda fornece água para o

município de Cariacica. A inauguração contou com a presença do então presidente do Brasil, Getúlio Vargas.

Dada a importância da manutenção das florestas para a qualidade da oferta hídrica no local, em 1965, a região foi instituída como Reserva Florestal de Duas Bocas. Em 1991, a área protegida mudou de categoria e passou a ser reconhecida como Reserva Biológica de Duas Bocas (Lei Estadual nº 4.503), com um território de 2.910 hectares.

A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas – Mestre Álvaro. Suas principais atividades são fiscalizações, recepção de escolas e pesquisas científicas. A Rebio representa um importante fragmento florestal de Mata Atlântica em bom estado de conservação e abriga fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas de extinção.

Fonte: Cesan - Fotos: Rodrigo Borçato

  1. Christina Gonçalves
    | Responder

    Interessante a matéria.Gostei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 − cinco =