Museu Vale – Hoje, a sede da antiga estação ferroviária Pedro Nolasco, no bairro de Argolas, no município de Vila Velha, convertida em museu, guarda as lembranças do período em que a ferrovia teve importante participação no desenvolvimento dos dois Estados.

Batizada com o nome do idealizador, a ferrovia foi construída em 1927 seguindo os estilos neoclássico e art nouveau. Desativada na década de 60, ela abrigou o escritório da Companhia Vale do Rio Doce até meados da década de 1970.

O prédio da antiga estação tem três andares dedicados à história da ferrovia. Um andar exibe fotografias, mapas e documentos do começo do século, que registram o início das construções, além de uma grande mesa sobre a qual estão expostos moldes utilizados na fundição de peças e ferramentas de trabalho dos ferroviários. Relógios antigos, uma mesa de venda de passagens e válvulas de uma história mais recente podem ser vistos em outro andar. (Guilherme Lima Espeschit)

Horarios do Museu

Janeiro
Segundas – fechado para o público
Terças a domingos – 10h às 18h

Fevereiro a dezembro
Segundas – fechado para o público
Terças a sextas – 8h às17h
Sábados e domingos – 10h às18h

Entrada gratuita

Como chegar:

Sentido Vila Velha para Vitória:
Seguir pela Av. Carlos Lindenber, na bifurcação com a Ponte do Príncipe (segunda ponte), tomar à direita a entrada para o bairro de São Torquato, seguir sentido à ponte Florentino Ávidos (Cinco Pontes). No trevo e última entrada antes da ponte, entre à direita. Avistará placa indicando a entrada do Museu Vale.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

quatro + sete =