» » Parabéns, Vitória: 467 anos “UMA LINDA CIDADE À BEIRA-MAR”

Parabéns, Vitória: 467 anos “UMA LINDA CIDADE À BEIRA-MAR”

“UMA LINDA CIDADE À BEIRA-MAR”
Hoje dia 8 de Setembro… Você Vitória, completa 467 anos e o Capixaba da Gema parabeniza essa cidade charmosa,

bonita e cheia de encantos. Suas praças, praias, ruas e monumentos nos revelam muito sobre sua história.
Ilha bonita de se ver e viver! Nós Capixabas de perto e os que estão de longe,

desejamos à você capital querida! … Muito sucesso e prosperidade!
Muitas felicidades!
Capixaba da Gema

Aniversário de 466 anos de Vitória
Camburi é a única praia de Vitória localizada na parte continental da cidade, é também a maior praia da capital, com 6 km de extensão. Se encontram nesta praia três bairros: Jardim da Penha, Mata da Praia e Jardim Camburi. É bastante frequentada e tem a melhor estrutura hoteleira.

 

Aniversário de 466 anos de Vitória
“capixaba significa terra limpa para plantação, roçado, roça”. Os índios da região chamavam a suas plantações de milho e mandioca de capixaba e “com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam a região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo”.

 

 

Aniversário de 466 anos de Vitória
Circundado pela Baía de Vitória e pelo estuário formado pelos rios Santa Maria, Marinho, Bubu e Aribiri, o município apresenta ilhas, encostas, enseadas, mangues e praias, elementos de grande recurso paisagístico.

 

 

 

 

Paneleiras, Goiabeiras, Vitória
Aniversário de 467 anos de Vitória

 

Aniversário de 466 anos de Vitória
A fundação do Espírito Santo e de Vitória começa 34 anos depois de o Brasil ter sido descoberto em 1500. Explorando a região, os portugueses buscaram um local mais seguro para se guardarem dos ataques dos índios e de outros estrangeiros, principalmente de holandeses e franceses. Eles seguiram, então, pela baía de Vitória e, contornando a ilha, aportaram em Santo Antônio.

 

 

Moquecada Capixaba da Gema
Entre os pratos típicos mais famosos citam-se a torta capixaba e a moqueca, a muma de siri e a caranguejada. Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo. O nome “moqueca” designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água, apenas com os vegetais e frutos do mar e, ao contrário da moqueca baiana, a capixaba não recebe azeite de dendê e nem leite de coco.

 

 

Fotos Antigas de Vitória, ES
História Conhecida inicialmente como Largo do Teatro, por abrigar o Teatro Melpômene (que depois deu lugar ao Theatro Carlos Gomes), o Largo Costa Pereira ganhou esse nome em homenagem ao conselheiro José Fernandes da Costa Pereira Júnior, importante figura abolicionista. Muitos anos se passaram até que o Largo fosse chamado de Praça, por causa da lentidão nos processos de paisagismo e pavimentação. Somente na década de 1920 as transformações urbanas se tornaram efetivas, transformando o antigo Largo numa praça ajardinada, inaugurada em 1926. A vida urbana povoou o entorno da Praça, que passou por mudanças significativas, principalmente no cenário cultural. Por exemplo, a inauguração do Theatro Glória, que ficava num prédio de cinco andares e também abrigava café e cinema.

 

 

Fotos Antigas de Vitória, ES
A história da cidade de Vitória é rica em fatos e momentos responsáveis pelas transformações em sua paisagem. É difícil imaginar a cidade de Vitória no início de sua ocupação. Poucas foram às imagens da cidade registradas no século XIX.

 

 

Imagens: Yuri Barichivich Imagens

Edição: Hilquias Darcley

Informações:

www.vitoria.es.gov.br

maiscuriosidade.com.br

www.es.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez − um =