» » Ilha da Trindade, Vitória – ES

Ilha da Trindade, Vitória – ES

A ilha da Trindade – Um lugar encantador!

 

Ilha da Trindade - ES (39)A ilha da Trindade fica no extremo oriental da cadeia de montanhas submarinas denominada Vitória-Trindade, distante 1.160 quilômetros do continente, e pertence ao estado do Espírito Santo. Com expedições periódicas sempre apoiadas pela Marinha do Brasil, o Tamar realiza a coleta de dados que apontam a ilha da Trindade como o maior sítio reprodutivo brasileiro da tartaruga verde (Chelonia mydas) e área de alimentação da tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata).

Durante a temporada reprodutiva, a equipe do Projeto Tamar faz marcação e biometria das fêmeas e monitoramento dos ninhos nas praias de desova. Também realiza atividades de mergulho para observação, captura e marcação de juvenis da tartaruga de pente. Há registros de animais marcados em Trindade e recapturados no Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo e no Senegal, na África.

Ilha vulcânica
A ilha surgiu há aproximadamente três milhões de anos, da zona abissal do Atlântico Sul, através de atividades vulcânicas. As profundidades oceânicas ao seu redor atingem 5.800 metros. A parte emersa atinge até 600 metros, cobrindo 9,28 quilômetros quadrados.Ilha da Trindade - ES (16)

O clima é do tipo oceânico tropical, a temperatura média anual é de 25,2° C. Fevereiro é o mês mais quente do ano (25,2°C) e agosto o mais frio (17,3°C). Até 1850, a ilha era coberta por uma floresta de árvores Colubrina Granulosa, hoje quase inexistente. Abriga uma diversificada fauna marinha com recifes de algas calcáreas, invertebrados, peixes e aves.

Trindade foi ocupada por portugueses e ingleses e está sob domínio brasileiro desde 1910. Já recebeu visitas de piratas, pesquisadores e prisioneiros políticos. Desde 1957 é guarnecida pela Marinha do Brasil, com cerca de 40 homens, que permanecem na ilha por períodos de quatro meses. Viagens de reabastecimento são realizadas bimestralmente, para troca de metade da guarnição. Possui uma estação meteorológica que diariamente envia dados para a Diretoria de Hidrografia e Navegação.

Em linha reta do continente, Trindade fica a pouco mais de 1.160 km da costa e representa a última fronteira do território brasileiro mar adentro. Situada 48 Km ainda mais ao leste de Trindade fica Martin Vaz – um conjunto menor de ilhas. Constituindo o extremo leste de uma cadeia de montanhas submarinas que tem início na altura da cidade de Vitória e é conhecida como Cadeia Vitória-Trindade, o Arquipélago de Trindade e Martin Vaz emerge do assoalho oceânico a mais de 5 mil metros de profundidade onde existiram vulcões que formaram as duas ilhas principais, além de ilhas menores e rochedos.

Em 1989 foi criada a Reserva Ecológica Municipal das Ilhas Oceânicas de Trindade e Martin Vaz. Reconhecendo o valor histórico e paisagístico da ilha, em 2011, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou provisoriamente a Ilha de Trindade. Atualmente encontra-se em andamento a proposta de criação de uma grande unidade de conservação marinha federal com 350 mil km2 abrangendo a Cadeia Vitória Trindade e o arquipélago de Trindade e Martin Vaz.

Esse destino é ideal para férias perfeitas. Piscinas naturais rodeadas por recifes de corais, praias selvagens em áreas isoladas do Atlântico e abundância de animais endêmicos.

Pouca gente conhece. E vai continuar sem conhecer. A visitação é proibida!

2 Responses

  1. Marcelo
    | Responder

    Se quiserem , posso enviar fotos. VIsitei la em 2006.
    Abs
    Marcelo

  2. Renata
    | Responder

    Gostaria de saber se é de fácil acesso? Pra quem tem vontade de visitar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 + 1 =