» » Igreja do Rosário em Vila Velha, restaurada em 2016

Igreja do Rosário em Vila Velha, restaurada em 2016

postado em: Destaques | 0

Igreja Nossa Senhora do Rosário
Segundo registros históricos, ainda como capela, a Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída na Prainha, em Vila Velha, no ano de 1535 pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, sendo a mais antiga do Brasil ainda em funcionamento. Em 1551, com a chegada dos jesuítas ao solo capixaba, ergueu-se outra capela maior, consagrada à Nossa Senhora do Rosário.?
Na igreja encontra-se a Pedra d’Ara, encravada no altar, trazida pelo donatário assim que veio de Portugal. De acordo com pesquisas, a Igreja Católica tinha costume de ofertar às Pedras d’Ara, relíquias pertencentes a mártires canonizados por ela, como forma de reanimar a fé nos santos. A igreja também preserva em seu acervo o documento de doação das santas relíquias de São Colombo e São Liberato, além do selo hispânico em cera vermelha, conforme o Diploma do Vaticano em 1751.
A construção passou por vários reformas devido à fragilidade de sua edificação original, que consistia em argila, conchas trituradas e areia. Uma delas foi patrocinada por Dom Pedro II durante sua visita a Vila Velha, em 1860 e, como forma de homenagem, sua fachada foi reconstruída, passando a exibir o brasão de Portugal.
Tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1950, a arquitetura da igreja tem influência representativa do período barroco e é emoldurada por palmeiras imperiais, situadas na praça da frente, junto aos obeliscos em homenagem ao donatário Vasco Fernandes Coutinho.

 

Imagens: Vanda Lopes

Igreja do Rosário em Vila Velha restaurada em 2016 - Igreja do Rosário em Vila Velha, restaurada em 2016

 

 

Igreja Nossa Senhora do Rosário 2 - Igreja do Rosário em Vila Velha, restaurada em 2016

 

Igreja Nossa Senhora do Rosário 3 - Igreja do Rosário em Vila Velha, restaurada em 2016

Igreja do Rosário em Vila Velha, restaurada em 2016

Igreja Nossa Senhora do Rosário 4 - Igreja do Rosário em Vila Velha, restaurada em 2016

 

 

Igreja Nossa Senhora do Rosário 5 - Igreja do Rosário em Vila Velha, restaurada em 2016

Igreja do Rosário em Vila Velha restaurada em 2016 por capixabadagema
O início

As obras de restauro terão início em janeiro de 2016 com previsão de término no final de dezembro. O valor da obra é de R$ 959.157,00, custeado pelo Instituto Sincades em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Prefeitura de Vila Velha. A empresa responsável pela restauração será o Instituto Modus Vivendi, que vai trabalhar em constante diálogo com a comunidade e a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, coordenada pelo Frei Paulo Roberto Pereira.

 

Informaçoes: Prefeitura de Vila Velha e Secult

Imagens e Video:  Vanda Lopes

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe uma resposta

19 − 2 =