Início » Últimas Notícias » Hoje é Sexta-feira 13. Dia de azar ou de sorte?

Hoje é Sexta-feira 13. Dia de azar ou de sorte?

postado em: Últimas Notícias 0

Quando o dia 13 cai justo numa sexta feira, os mais supersticiosos já levantam da cama com os olhos esbugalhados, pisando com cuidado no chão, pois esse é um dia em que tudo pode dar errado.

Origem da Sexta-feira 13

Poucos sabem dizer a verdadeira origem da SEXTA-FEIRA 13, as possibilidades de explicação para esta crença se encontram difundidas em diferentes culturas espalhadas ao redor do mundo.
Uma das mais conhecidas justificativas dessa maldição conta que Jesus Cristo foi perseguido por esta data. Antes de ser crucificado em uma sexta-feira, o salvador das religiões cristãs celebrou uma ceia que, ao todo, contava com treze participantes.
Outra explicação sobre essa data remonta à consolidação do poder monárquico na França, especificamente quando o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país. Para contornar a situação, tentou se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, que, por sua vez, recusou a entrada do monarca na corporação. Enfurecido, segundo relatos, teria ordenado a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.

Já em 1980, o cinema norte-americano de início a imortalização da Sexta-feira 13 com o lançamento do Filme Friday the 13th (Sexta-feira 13), qua acabou virando uma franquia com 12 filmes, programas de TV, história em quadrinhos, entre outros.
Veja mais sobre o filme aqui.
E hoje, a imagem da Sexta-feira 13 ficou completamente relacionada, ligada a imagem desse filme.

Em 2019 essa é a segunda vez que a sexta-feira se encontra com o dia 13, a outra vez foi em Setembro.
Já no próximo ano, 2020, teremos esse mesmo acontecimento nos meses de Março e Novembro.

Esse será mesmo um dia de azar?

Supersticiosos dizem que sim, que é um dia amaldiçoado.
Alguns só descem da cama com o pé direito, passam longe de gato preto e se avistam algum viram o rosto. Não passam por debaixo de escadas, tem um cuidado a mais ao pegar em espelhos para que eles não quebrem, não deixar escova de dente e pente cair, enfim… tentam de tudo para evitar o azar, mas se porventura algo der errado, bate 3 vezes na madeira.

Há quem não tenha essa superstição e creia que é mais um dia de sorte e esperança.
Para os cristãos é um dia como todos os outros e devemos nos alegrar nele.
“Esse é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.” Salmo 118.24

E você acredita no azar ou na sorte?
Compartilha aí!

Fonte de Pesquisa: Escola Brasil