» » Dia 07 de julho, dia das Paneleiras!

Dia 07 de julho, dia das Paneleiras!

As panelas de barro são objetos essenciais na casa dos capixabas, elas são, principalmente, utilizadas para receber os preparos da moqueca e da torta capixaba, contudo, o que está em foco aqui não é a panela, mas, as protagonistas na construção desse saber. A panela de barro de Goiabeiras possui uma fabricação peculiar composta por várias etapas desde o retirar do barro ao prepará-lo para “levantar”a panela até a última etapa, que compreende a queima e o açoite.

Dia 07 de julho dia das Paneleiras 1024x576 - Dia 07 de julho, dia das Paneleiras!

 

 

 

 

 

 

O modo de fazer a panela de barro foi o primeiro bem cultural de natureza imaterial registrado pelo Iphan como Patrimônio cultural brasileiro, inscrito no livro de saberes no ano de 2002 é, sem dúvidas, uma das referências culturais capixaba que dinamiza o fluxo turístico e cultural no Espírito Santo.
Desde 1993, com a criação da Lei Municipal de Vitória nº 3.944, no dia 7 de Julho se comemora, oficialmente, o dia das paneleiras, por isso hoje a singela homenagem vai à essas artesãs e artesãos de fibra que desenvolvem esse ofício tão bonito e delicado, a produção de nossas panelas de barro.

 

Faça uma visita ao bairro, ao Galpão e nas paneleiras de residência, que preferem trabalhar em suas casas. Conheça um pouco mais sobre a história do seu estado.

 

 

Endereço: R. das Paneleiras, 55 – Goiabeiras, Vitória – ES, 29075-053
Telefone: (27) 3327-0519
Horário: · 08:00–18:00

Receita da Moqueca Capixaba 

Moqueca capixaba 100x67 - Dia 07 de julho, dia das Paneleiras!

 

 

 

 

 

Por: Luciane Freitas da Silva 

 

 




Deixe seu Comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze + quatro =