» » Basílica de Santo Antônio, Vitória – ES

Basílica de Santo Antônio, Vitória – ES

Basílica de Santo AntônioVitóriaES

 

História – Em 1956, a basílica começou a ser construída porque a paróquia de Santo Antônio já não comportava o número de fiéis. O padre pavoniano Mateus Pizzani coordenou um mutirão de moradores e devotos para erguer o templo com mão de obra e doações. Os trabalhos só foram concluídos em 1976.

Agradecimentos a Joel Miranda

Basilica de Santo antonio (5)

A base da igreja foi feita em forma de cruz grega. A basílica ainda possui uma imponente cúpula central e quatro semicúpulas. Ela é inspirada na arquitetura renascentista da igreja de Nossa Senhora da Consolação, em Todi, Itália, construída no século XVI. No entanto, a basílica é bem menor.
O mestre italiano Alberto Bogani foi convidado para fazer os afrescos no interior do templo. Já o famoso artista Carlos Crépaz ficou com os vitrais e a expressiva escultura do “Cristo Moribundo”.
O Santuário-Basílica é a Igreja Principal da Paróquia de Santo Antônio, em Vitória-ES, criada e instalada como Paróquia aos 29 de maio de 1951. É Paróquia dirigida pelos Religiosos Filhos de Maria Imaculada — Pavonianos – cuja pedra Fundamental e início da construção do Santuário, hoje Basílica, foi lançada como importante acontecimento aos 09 de dezembro de 1956.

 

 

Basilica de Santo antonio (6)

Basilica de Santo antonio (1)

 

Basilica de Santo antonio (2)

 

Basilica de Santo antonio (3)

 

 

Basilica de Santo antonio (4)

 

Basilica

 

Gostou? Deixe seu comentário, queremos saber a sua opinião.

 

Endereço: Rua Lodovico Pavoni, S/n – Santo Antônio, Vitória – ES, 29026-290


Texto: Clério José Borges

2 Responses

  1. Newton Agrella88
    | Responder

    Sou paulista de nascimento, mas capixaba de coração. Deixo meu depoimento de que a Basílica de Santo Antônio, a Catedral Metropolitana de Vitória e o Santuário e Convento da Penha em Vila Velha estão aem sombra de dúvida entre as mais belas e instigantes construções religiosas da América Latina.
    Vitória como a cidade mais linda do Brasil merece essas obras arquitetônicas de tamanha envergadura.

    Newton Agrella
    São Paulo, SP

  2. Rogério Gomes
    | Responder

    Boa noite! Na paz de Cristo.
    Moro em São Paulo, mas sou natural da cidade de Vitória.
    Sempre que visito minha cidade Natal, vou ao Convento da Penha, passo pela Basílica de Santo António e Catedral Metropolitana, entre muitas outras Igrejas católicas.
    Gostaria muito de poder acompanhar as missas aos domingos pela internet diretamente da Basílica de Santo Antônio, entre outras citadas aqui.
    Caso tenham algum projeto de transmissão pela internet, gostaria dessa informação.
    Se eu pudesse, gostaria de estar todos os domingos nas Igrejas citadas, mas infelizmente a distância não permite, resta-nos a esperança que um dia possam ser possíveis as transmissões via stream pela internet, coisa que está ficando cada vez mais comum nos dias de hoje em diversas igrejas pelo Facebook e o Youtube, incluindo o Santuário Nacional de Aparecida o qual acompanho pela internet quando estou fora de minha residência ou pela TV.
    Fico grato pela atenção.
    Att, Rogério Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

9 + um =