Início » Últimas Notícias » O Capixaba da Gema Augusto Ruschi hoje completaria 104 anos

O Capixaba da Gema Augusto Ruschi hoje completaria 104 anos

postado em: Últimas Notícias 0

A 104 anos atrás, nascia em Santa Tereza um dos seus moradores mais ilustres, o agrônomo, naturalista e ecologista Augusto Ruschi.

Augusto Ruschi

Ruschi foi um grande estudioso, pesquisar e defensor do meio ambiente. Ele mesmo relatava que desde pequeno gostava de admirar os pássaros e flores que rodeavam sua casa. Essa paixão o tornou um dos maiores pesquisadores da história do nosso estado, conhecido mundialmente como o Patrono da Ecologia no Brasil.
Era um viajante, desbravador. Viajou por diversos estados do Brasil e por vários países do mundo em busca de conhecimento e novas descobertas. Tornou-se conhecido mundialmente por sua atuação pioneira na defesa da causa ecológica no Brasil e incentivo na criação de reservas naturais como a Reserva de Biologia Marinha, o Parque Nacional do Caparaó, além da Estação de Biologia Marinha Ruschi.

Mas foi em 1949 que ele fundou o que é considerado o seu maior legado, o Museu de Biologia Professor Mello Leitão.
O museu tem por objetivo coletar, estudar, preservar e expor exemplares de plantas e animais, principalmente da Mata Atlântica. Possui um acervo com aproximadamente 40.000 exemplares, destacando-se as coleções de beija-flores, morcegos e o herbário. Mantém as estações biológicas de Santa Lúcia e Caixa d’Água, ambas no município de Santa Teresa. Desenvolve pesquisas biológicas e atividades de educação ambiental e conta com biblioteca especializada. O museu é um dos cinco pólos de educação ambiental da Mata Atlântica no Espírito Santo, atendendo aos municípios da região serrana.
Suas pesquisas sobre biologia e etologia de beija-flores lhe trouxeram reconhecimento internacional especialmente a partir do desenvolvimento de técnicas de captura, transporte, criação e reprodução dessas aves em cativeiro.
Fragilizado por várias malárias e esquistossomoses que contraiu em suas diversas pesquisas de campo, e acometido de hepatite C, Augusto Ruschi morreu em 03 de junho de 1986.

Fontes: Wikipedia
Prefeitura de Santa Teresa