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Antigos Terminais Aquaviários de Vitória, Vila Velha e Cariacica.

 Confira nas imagens os Antigos Terminais Aquaviários de Vitória, Vila Velha e Cariacica.

Olá, Capixabas da Gema.

Hidroviário-Urbano-de-Vitória-Comdusa-Terminais-Aquaviários-de-Vitória-Paul-e-Cariacica (27)Hoje viemos fazer um questionamento acerca de um assunto que poderia, e muito, agilizar a vida de muitos capixabas e, principalmente, a dos trabalhadores que, diariamente, necessitam deslocar-se entre cidades vizinhas como Vila Velha, Vitória e Cariacica. Quem aqui já navegou de lancha pelas águas da baia de Vitória fazendo uso de um sistema de transporte que operou entre as décadas de 1970 a 2000? Se alguém respondeu “eu” ou levantou a mãozinha, vocês estão ficando velhos e nós da administração do Capixaba da Gema também! Nos dias atuais, temos constantes problemas para enfrentar nossas ruas e rodovias ao longo das principais cidades da Grande Vitória nos horários de pico. Tudo isto devido ao grande número de veículos que trafegam ao mesmo tempo em nossas vias nem tão bem planejadas assim e a deficiência de um sistema público de transporte, resultando em grandes engarrafamentos e longas horas de viagem ao trabalho. Problemas estes que poderiam ser, no mínimo, amenizados, caso o transporte aquaviário, que nunca deveria ter sido encerrado, funcionasse até os dias de hoje. Para quem não teve a oportunidade, contávamos com terminais aquaviários flutuantes onde, pagávamos uma tarifa e embarcávamos em lanchas que nos levavam de um terminal ao outro, assim como é hoje feito no transcol, porém, sem a possibilidade de desembarque antes dos terminais e sem assaltos durante a viagem. Este sistema, apesar de operar numa época diferente era eficiente, um tanto quanto seguro e tinha um certo potencial turístico já que um dos terminais se encontrava aos pés de um dos mais visitados pontos turísticos do estado, o Convento da Penha. Talvez você, curtidor da página, não saiba, mas já houve discussões para a volta do aquaviário como alternativa de resolução do problema do transporte público e a nossa pergunta é: Por que não seguiu a frente? Este projeto poderia vir a atuar integrado ao sistema transcol, facilitar nossas vidas, além de aumentar novamente o nosso potencial turístico e nos aproximar um pouco de sistemas inteligentes dos países desenvolvidos. Fica a nossa pergunta para nossas autoridades responderem! Por que não voltar com o sistema aquaviário e integra-lo ao sistema transcol de transporte público?

Confira algumas Imagens:

Sistema já transportou 5 milhões por ano

O Sistema Aquaviário não é uma novidade na Grande Vitória. Em 1978, chegou a transportar 5 milhões de passageiros por ano, entre Vitória, Vila Velha e Cariacica. Mas, em 2000, quando deixou de existir, esse número já havia caído para 300 mil anuais.
Foram 22 anos de operação. Até 1994, quem geria o sistema era a Comdusa, empresa estadual que deixou de existir. Depois dela, a operação do serviço foi concedida a uma empresa privada, a Pisa Engenharia. ( fonte: http://sindimetal-es.org.br )

 

O Terminal Aquaviário da Prainha  localizado na cidade de Vila Velha, bairro da Prainha, é um terminal aquaviário público.O terminal foi muito utilizado na década de 1980 e após a inauguração da Terceira Ponte passou a perder movimento. O sistema aquaviário foi extinto em 1998.

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