» » Fotos Antigas da cidade Vitória- Uma Viagem ao passado.

Fotos Antigas da cidade Vitória- Uma Viagem ao passado.

Antigas da cidade Vitória- Uma Viagem ao passado.

Em 1500 o Brasil foi descoberto e 34 anos depois começou a fundação do Espírito Santo e de Vitória. Quando o então Rei de Portugal, D. João III, dividiu as terras do Brasil em capitanias hereditárias, cabendo a do Espírito Santo ao fidalgo Vasco Fernandes Coutinho, que se instalou aos pés do morro da penha, Vila Velha, em 1535.

Os portugueses exploraram ar regiões, procurando um lugar seguro para se guardarem dos ataques dos índios e de estrangeiros (holandeses e franceses). Eles seguiram, então, para a baía de Vitória e aportaram em Santo Antônio. Vitória foi uma vila-porto, tendo enfrentado franceses e ingleses atrás de açúcar e de pau-Brasil, nos primeiros 300 anos de sua história. É uma das três capitais mais antigas do Brasil, atrás apenas de Recife e Salvador.

Em 1551, os portugueses venceram a batalha contra os índios Goitacazes e, passaram a chamar o local de Ilha de Vitória. A emancipação política do município se deu em 1823, quando o Decreto-lei Imperial concedeu Fórum de Cidade de Vitória.

Os índios chamavam a Ilha de Vitória de Guanaani ou “Ilha de mel” pela beleza de sua geografia e amenidade do clima com a baía de águas viscosas e manguezal repleto de moluscos, peixes, pássaros e muita vida.

Em meio ao pequeno núcleo urbano, havia “capixabas” – roças – na língua dos índios, expressão que acabou servindo para denominar os habitantes da ilha e, posteriormente, todos os espírito-santenses.

No século XX, a cidade se transformou devido às mudanças econômicas. E sua ocupação se estendeu por grande parte da ilha e avançou em direção à porção continental do município. Em função da ocupação dos morros, que refletem as luzes das casas nas águas de baía, Vitória passou a ser chamada de “Cidade Presépio do Brasil” e depois “Delícia de Ilha”.

Também ficou conhecida nacionalmente, como “Cidade Sol”, depois que o compositor Pedro Caetano compôs uma canção que virou hino emocional da cidade e começa dizendo que Vitória é cidade Sol, do céu sempre azul.

Vitoria -ES por volta da década de 1950

Vídeo do Ministério da Agricultura que foi filmado por volta da década de 1950. Este vídeo mostra os atrativos de Vitória como a Catedral de Vitória ainda em construção, o Clube Saldanha da Gama, e também várias construções históricas localizadas no Centro da nossa capital capixaba.

Posted by Capixaba Da Gema on Sexta, 23 de dezembro de 2011
Cidade de Vitoria -ES Brasil (década de 30)

Vitória (ES) – Década de 30 – documentário. Comente. Faça uma viagem com uma excelente narração, pelos principais pontos de Vitória

Posted by Capixaba Da Gema on Sexta, 23 de dezembro de 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × três =