Início » Últimas Notícias » A Bacia do Rio Itapemirim

A Bacia do Rio Itapemirim

A Bacia do Rio Itapemirim fica localizada na parte Sul do Estado do Espírito Santo, mais precisamente entre os 40º48′ e 41º52′ longitudinais e entre 20º10′ e 21º15′ latitudinais.

Foto: blog cachoeirodeitapemirim-es

Com uma área aproximada de 6000 km², essa bacia abastece em torno de 410 mil habitantes em 17 municípios: Alegre, Atílio Viváqua, Cachoeiro do Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Muniz Freire, Muqui, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, e Lajinha, em Minas Gerais.

O Rio Itapemirim é formado pelo Rio Castelo e pelos rios Braço Norte Direito e Braço Norte Esquerdo. Sua nascente se situa na divisa sudoeste entre o Espírito Santo e Minas Gerais, na Serra do Caparaó, no município de Lajinha (MG). Seus principais afluentes são os Rio Castelo, Rio Muqui do Norte, Rio Braço Norte Direito, Rio Braço Norte Esquerdo, Rio do Peixe, Rio do Pardo e Rio São João de Viçosa. Sua extensão é de 320 km, desaguando no Oceano Atlântico.

Para recuperar as nascentes do Rio Itapemirim, foram criados projetos pela empresa Citágua em parceria com a Pastoral Ecológica, a Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG) e a Secretaria Municipal de Agricultura de Cachoeiro de Itapemirim (SEMAG), tais como o projeto Rio Vida Reflorescer, que visa a recuperação de 10 nascentes  e de suas matas ciliares e o plantio de mudas nativas para o reflorestamento da região, afim de que as nascentes aflorem. Outros projetos além desse podem ser implantados, como o Programa de Coleta Seletiva e o Programa Córrego Limpo, que conscientizam a população da região a preservar os afluentes dos rios, não poluindo e jogando lixo no lugas certo para que, no futuro, ainda possam desfrutar da água.