» » 3 curiosidades sobre Vila Velha

3 curiosidades sobre Vila Velha

A ex-capital do Estado tem muita história para contar.

 

 

  • Lama na canela
    Por que os moradores de Vila Velha são chamados de canela-verde? Há duas versões. Uma explica o fato de quando a comitiva de Vasco Coutinho chegou, eles pisaram no mangue ficando com as canelas verdes. Já a outra versão, é que os índios não conheciam meias e ao ver os “visitantes” de meias verdes deram esta denominação aos portugueses.

 

  • Canal da Costa já foi um rio produtivo
    Hoje um grande valão e, muitas vezes só lembrado pelo mau cheiro, o Canal da Costa já chegou a fornecer alimento para a população de Vila Velha. Na pesca com a maré cheia, os peixes principais eram as tainhas e os robalos. Além disso, nas marés baixas, o rio era rico em caranguejos, guaiamuns, aratus, canivetes, siriobas, rerietês, berbigão (que o canela-verde chamava de burdigão) e siris.

 

  • O penedo que geme
    No tempo do Brasil Colônia, o Penedo era considerado o Guardião da Ilha, protegendo os habitantes e navegantes. Os marinheiros, quando passavam de barco ao lado da enorme pedra, jogavam moedas pois quem conseguisse acertar o Penedo teria um pedido atendido. Também eram jogadas batatas pelos marinheiros, para que os navios não fossem engolidos pelo Penedo. Acreditava-se também que a pedra soltava gemidos em noites de tempestades. Credo!

  • Fonte: Prefeitura de Vila Velha, IBGE, Gazeta online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × 3 =