» » Vale a pena conhecer – O frade e a Freira e sua lenda ( amor Impossível)

Vale a pena conhecer – O frade e a Freira e sua lenda ( amor Impossível)

O Frade e a Freira

 

É formação granítica gigantesca natural com 683 metros altitude na divisa de Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul e Itapemirim, próximo a BR 101. São duas montanhas geminadas que formam as figuras de um Frade e uma Freira como que esculpidas em granito.

Há muitos anos atrás, não se sabe quando, um frade e uma freira peregrinavam juntos semeando a fé cristã aos povos nativos da região sul do estado do Espírito Santo.

A cumplicidade entre os dois era tanta, que aos poucos perceberam que o sentimento que carregavam era amor entre homem e mulher. Tentaram resistir, mas quem consegue fugir do amor? O sentimento profano tomou conta do coração e da alma, e acabaram se entregando um para o outro.

As pessoas da região contam, que diante do sofrimento de ambos, divididos entre o rigor do celibato e o fogo do amor, Deus condenou-os a viverem juntos pelo resto da vida. Mas como condenação? Colocando-os frente a frente, foram transformados em uma gigantesca montanha, em posição de respeito ato de oração.

(por: João Quinellato Filho)

 

A Ilustração feito pela Danielle Pioli ART,  dá uma ideia de como seria.

Ilustração por: Danielle Pioli ART
Ilustração por: Danielle Pioli ART

 

 

Benjamim Silva (1886 – 1954 ) com o soneto “O Frade e a Freira”:

    Na atitude piedosa de quem reza,
e como que num hábito embuçado,
pôs, naquele recanto,  a natureza

a figura de um frade recurvado.
E sob  um negro manto de tristeza
vê-se uma freira , tímida ao seu lado,
que vive ali rezando, com certeza,
uma oração de amor e de pecado.
Diz a lenda – uma lenda que espalharam – 
que aqui, dentrte os antigos habitantes,
houve um frade e uma freira que se amara
Mas que Deus perdoou lá do infinito,
E eternizou o amor dos dois amantes
Nessas duas montanhas de granito.

 

Fauna e flora Alguns fragmentos de mata atlântica rodeiam o afloramento rochoso e, sobre o mesmo, encontra-se vegetação rupestre.

 

 

 

 

 

 

Monumento Natural Frade e a Freira

Monumento Natural é um tipo de unidade de conservação classificada como unidade de proteção integral que tem o objetivo de proteger cenários de rara beleza. Por essa razão, esta unidade de conservação terá como área o maciço rochoso, englobando a formação principal e as formações adjacentes. Mesmo ocupando a área de mil hectares, apenas trará grande benefício para os moradores da região situada entre Cachoeiro do Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta.

 

 

 

 

A Unidade de Conservação foi criada, em setembro de 2007, pelo decreto estadual nº 1.917-R. A região foi declarada como Patrimônio Natural Cultural, por meio da Resolução nº 07, do Conselho Estadual de Cultura, em 12 de junho de 1986. Apresenta um conjunto granítico de 683 metros de altitude, com fragmentos florestais característicos da Mata Atlântica, que se constitui um marco representativo do Estado do Espírito Santo denominado O Frade e a Freira. É um ponto muito utilizado para esportes de escalada. A região é cercada de lendas e histórias folclóricas a respeito das formações rochosas.

Área aproximada: 861,4 ha.

Localização: Municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta.

 

 

Fonte: Wikipédia

 

Como chegar?

É no km 402 da BR-101 que fica seu acesso. Logo depois do pedágio.  Da BR até o ponto em que conseguimos chegar de carro, a estrada de chão é obrigatória, 10 minutos de carro e caminhando em media 1 hora.

Ela costuma estar bem patrolada, sendo possível subir com um carro comum (mas a chuva pode mudar esta situação).





Se gostou, Deixe seu comentário abaixo e também compartilhe com os seus amigo!

Deixe uma resposta

4 × 1 =