» » Pequenos Paraísos em Vila Velha – (Ilha Pituan e Itatiaia)

Pequenos Paraísos em Vila Velha – (Ilha Pituan e Itatiaia)

Seja a braçadas ou no balanço do barco, poucos minutos são necessários para chegar às ilhas Pituã e Itatiaia, vistas a olho nu por quem passa pela Praia de Itapoã, em Vila Velha. No desembarque, o paraíso se revela: à vegetação, somam-se as piscinas naturais de águas transparentes, onde variadas espécies marinhas se abrigam. Das conchas espalhadas pelo chão à coreografia das aves no céu tudo parece ter sido criado em detalhes. Até mesmo as pedras, algumas com recortes milimétricos, são uma atração à parte do cenário.

Ilha Pituan, Vila Velha-ES (1)
Fabrício Dutra

A importância da ilha Pituã e do arquipélago de Itatiaia, composto por sete ilhas, deriva da diversidade biológica que abrigam. Além da variedade de peixes, algas e invertebrados marinhos existentes nos costões rochosos, o professor de pós-graduação em Ecologia de Ecossistemas da Universidade de Vila Velha, Werther Khrolling, ressalta que as ilhas são locais de reprodução de aves marinhas.

 

 

Ilha Pituan, Vila Velha (5)
Fabrício Dutra

Entre elas, as andorinhas-do-mar-do-bico-vermelho e do bico amarelo e as pardelas-de-asa-larga, espécie ameaçada de extinção, que só se reproduz nessas ilhas do Estado e em duas ilhotas de Fernando de Noronha, Pernambuco. “É um local de grande biodiversidade que vem sendo ameaçado não só pela ausência de fiscalização, mas pela falta de educação ambiental”.

Ilha Pituan, Vila Velha (2)
Fabrício Dutra

 

Fabrício Dutra

 

 

Ilha Pituan, Vila Velha (4)
Fabrício Dutra

 

A Ilha Pituã fica na Praia de Itapuã, em Vila Velha ES, bem na curva onde está a colônia de pescadores e se encontra a menos de 500 metros da praia.

É uma ilha pequena, mas muito bonita de se conhecer.

Pra chegar lá, você tem 2 opções: Ou paga os pescadores para te levarem – em média, R$20,00 por pessoa; ou vai nadando.

 

Clique aqui e confira a rota completa!

 

 

Regras

 

Proibição

Desembarque
É proibido o desembarque nas ilhas apenas entre 15 de março e 15 de outubro.

Restrições

Fogo

Para as outras épocas é possível desembarcar, mas sem fazer fogo, mesmo com uso de lenha ou carvão.

Vegetação
Não danificar a vegetação, nem introduzir plantas ou animais exóticos.

Acampamento
Não acampar.

Resíduos
Não deixar lixos.

Animais
Não levar animais domésticos.

Fauna
Não perturbar a fauna residente ou migratória.

Fonte: Gazeta Online

7 Respostas

  1. Vanessa
    | Responder

    Boa tarde !!!
    E é fácil encontrar pescadores para nos levar até lá ?

  2. Renata Brasil
    | Responder

    Eu também morei há uns anos atrás em Itapõa no Beira Mar e não tinha nem ponte a terceira rsrsrs. Pituã de carona do caiaque, bóia enfim do jeito que dava, ainda era pedrinha e hj quando vou por aí tenho a impressão q a geração q tive o prazer de fazer parte é que sabia aproveitar e se divertir!!!! Muitas sds!!!

  3. saulo
    | Responder

    tanto lugar pra vc esparra esparra logo o pico , daki a pouco um monte haole ta frequentando a ilha sujando ela e tacando fogo

    • Medina
      | Responder

      ja destruiram o pico ja.. nego esparra secrets points eh foda

  4. rocha
    | Responder

    o nome da ilha esta errado,essa ilha e o boqueirao

  5. AMEI O LUGAR GOSTARIA DE IR COM A FAMILIA

  6. agadmon alves souza
    | Responder

    eu morei em itapuã e no conjunto militar, fui várias vezes a nado, ou de prancha, ou as vezes levava-mos uma boia de caminhão uma turma muito boa da época, surfei muito na pedrinha, assim como era chamada na época que morava em vila velha, já tirei pencas de sururu da pedrinha, e já tomei carreira de caramuru na ilha, já recoli muita rede na praia dos pescadores, já levei muito peixe para casa, vendo estas imagens me vem a memória muitas coisas boas, glórias a Deus por tudo!!

Deixe uma resposta

7 + 18 =