» » Fotos Antigas da cidade de Vila Velha – Lembranças e Histórias de uma cidade.

Fotos Antigas da cidade de Vila Velha – Lembranças e Histórias de uma cidade.

postado em: Antigas | 1

História de Vila Velha

É o município mais antigo do estado do Espírito Santo, fundada em 23 de Maio de 1935 com o nome de vila do Espírito Santo, pelo donatário da capitania, Vasco Fernando Coutinho. Foi sede da capitania até 1549, quando esta foi transferida para Vitória e o município passou a ter o nome atual.

É o município mais populoso do Estado, com grande porte industrial e o maior centro comercial, está a 5 km da capital do estado, e possui 32 km de litoral, sendo praticamente todo recortado por praias, as quais constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos. Vila Velha também é conhecida como Veneza capixaba.

No início da colonização capixaba surgiu o apelido canela-verde. Há quem diga que é pelo costume português de usar meias longas e verdes, mas a versão mais aceita é que os índios chamavam os colonizadores assim, pela grande quantidade de algas marinhas na costa que manchavam as calças e a canela dos portugueses.

O município de Vila Velha é formado por 5 distritos, são eles: Centro, Argolas, Ibes, São Torquato e Jucu. Sendo o Centro municipal o mais populoso, que compreende os principais bairros da cidade como, centro empresarial, centro história da Prainha, Praia da Costa e Pólo da Glória.

Possui construções do século XVI, como o convento da Penha que é símbolo de devoção a Nossa Senhora da Penha e é o principal monumento religioso do Estado. O culto a N. Srª da Penha foi introduzido pelo Frei Franciscano Pedro Palácios, que chegou ao estado em 1558, trazendo o painel da santa, que sumiu da Gruta onde o Frei morava e apareceu no alto do morro indicando onde deveria ser construída a Capela, hoje o convento. E a Igreja do Rosário; do século XVII, o forte de São Francisco Xavier e do século XIX, o Farol de Santa Luzia.

A Gruta Frei Pedro Palácios, trata-se de um vão formado pela natureza embaixo de uma grande pedra situada no pé da montanha, junto à Prainha de Vila Velha, que é a enseada histórica onde começou a colonização do Espírito Santo. Situa-se o 38º Batalhão de Infantaria, a Escola de Aprendizes de Marinheiros e a Câmara Municipal de Vila Velha.

Uma resposta

  1. Flavio Cardoso
    | Responder

    Parabéns HD, pelas fotos de Vila Velha. HD voce tem feito um ótimo trabalho. Deus os abençoe.

Deixe uma resposta

12 + dois =